Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Templo satanista propõe festa para maiores de 18 anos: "Venha dançar com o diabo e viver a História enquanto ela é escrita"

Para quem acreditava que ser ateu ou agnóstico não era "coisa para gente de bem"; pois avalie essa seita e diga-me algo!

( por BBC. Com na íntegra ) O corpo é de um homem musculoso, cabeça e patas de um bode com barba e chifres, tem grandes asas, exibe um pentagrama na testa e o que parece com um bastão de Esculápio à frente do abdome, um antigo símbolo associado ao deus grego de mesmo nome e à Medicina.

Esta é uma estátua do ídolo pagão Baphomet (ou Bafomé) que o grupo religioso Templo Satânico inaugurou em Detroit, nos Estados Unidos. Além de todos estes símbolos e representações, a estátua também aponta dois dedos para o céu e está cercada por um menino e uma menina.

Templo satanista prope festa para maiores de 18 anos Venha danar com o diabo e viver a Histria enquanto ela escrita

No website dos organizadores do evento, a inauguração da estátua - ocorrida no último sábado - foi anunciada como uma "noite de caos, ruído e libertinagem" onde apenas maiores de 18 anos poderiam entrar.

"Venha dançar com o diabo e viver a História enquanto ela é escrita", continuava o convite.

A escultura apresentada pelo Templo Satânico é de bronze e pesa uma tonelada e meia. Tem 2,59 metros de altura e foi inaugurada em um edifício industrial perto do rio Detroit, pouco antes das 11h30 da noite. O local exato da inauguração só foi informado para os participantes por email poucas horas antes do evento e a estátua não pôde ser vista pelo público em geral.

Os organizadores afirmam que apresentaram a estátua desta forma, em segredo, para "reduzir a perseguição", de acordo com declaração de um dos fundadores da organização, Lucien Greaves.

Por perseguição, Greaves se referia a cerca de 50 pessoas que protestaram do lado de fora do restaurante no qual, inicialmente, o Templo Satânico pretendia mostrar a estátua pela primeira vez.

Mas, o plano teve que ser cancelado pois o dono do restaurante, Bert Dearing, desistiu de realizar o evento.

"Detroit é uma área muito religiosa. Quando aluguei este lugar acreditei que se tratava de uma igreja. Não sabia da apresentação da estátua. Não sabíamos que eram adoradores do diabo", disse Dearing.

Dearing também mandou celebrar missas contra Baphomet, como a celebrada no sábado em uma das igrejas católicas da cidade, a de Saint Joseph, a mais popular do Estado americano de Michigan.

"A última coisa que precisamos em Detroit é de uma festa de boas vindas para o diabo", disse a jornalistas Dave Bullock, pastor da igreja batista de St. Matthew, em Highland Park, uma cidade da área metropolitana de Detroit.

'Um rebelde'

A organização Templo Satânico, com matriz em Nova York e representação em vários pontos dos Estados Unidos, reivindica para si Satã, mas não o considera um ser diabólico.

Segundo a explicação no site da organização, Satã é entendido pelos membros como "símbolo da natureza inerente do homem, a representação do eterno rebelde, da liberdade individual, mais que uma deidade ou um ser sobrenatural".

Para o grupo, os satanistas devem "trabalhar muito para afiar o pensamento crítico e exercitar o questionamento razoável de todas as coisas".

"A missão do Templo Satânico é encorajar a benevolência e a empatia entre as pessoas. Além disso, abraçamos o sentido comum e o sentido da justiça".

Por isso, eles alegam no website que a escultura é um "chamado às armas com que terá início nossa maior luta em nome da liberdade individual, do livre exercício e contra os teocratas egoístas".

E, em sintonia com estes discurso, a intenção dos organizadores é levar Baphomet ao Estado do Arkansas, cujo governador, o republicano Asa Hutchinson, firmou em abril um projeto de lei que autorizaria a construção de um monumento aos Dez Mandamentos nos terrenos do Congresso do Estado.

Oklahoma

O Templo Satânico já havia tentado colocar a escultura em um jardim perto do Congresso do Estado de Oklahoma, perto do obelisco dos Dez Mandamentos, instalado no lugar em 2012 apesar das dúvidas sobre a constitucionalidade do monumento.

O obelisco dos Dez Mandamentos é dedicado, como se pode imaginar, ao conjunto de princípios éticos e de adoração que têm um papel importante no judaísmo e cristianismo e foi financiado pelo republicano Mike Ritze, membro da Câmara Baixa do Congresso estadual.

Templo satanista prope festa para maiores de 18 anos Venha danar com o diabo e viver a Histria enquanto ela escrita

Para evitar conflitos relativos à separação da Igreja e do Estado ao colocar tal monumento em uma propriedade pública, o batizaram de parque monumental.

Mas agora, depois de anos de polêmica e batalhas legais, no dia 30 de junho a Suprema Corte de Justiça de Oklahoma concluiu que a peça viola a Constituição do Estado que proíbe a utilização de propriedades do governo em benefício de uma religião.

Diante disto, vários legisladores estaduais ameaçaram tentar a destituição dos juízes da Suprema Corte de Oklahoma e se comprometeram a apoiar mudanças na Constituição do Estado.

A governadora republicana do Estado, Maria Fallin, anunciou que vai manter o monumento no lugar até que o Estado entre com um recurso contra a decisão da Suprema Corte.

Enquanto isso, mesmo que Baphomet não tenha sido colocado em lugar público, o Templo Satânico comemorou sua inauguração com gritos "viva Satã".

"É um triunfo artístico único, um testamento da pluralidade e do poder da ação coletiva", informou o grupo em seu site.

Fonte: BBC. Com

Fotos/Créditos: BBC. Com

Título e Sub título por Elane Souza

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações337
  • Seguidores212
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3833
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/templo-satanista-propoe-festa-para-maiores-de-18-anos-venha-dancar-com-o-diabo-e-viver-a-historia-enquanto-ela-e-escrita/213156375

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Crimes satânicos

Carolina Salles, Advogado
Notíciashá 8 anos

Canadá legaliza "parcialmente" sexo com animais

Fátima Burégio, Advogado
Notíciashá 9 anos

Estátua de Satã é inaugurada nos EUA no The Satanic Temple

Eduardo Luiz Santos Cabette, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 6 anos

A França legalizou a pedofilia na prática: isso não é "fake news"

Transtornos sexuais, parafilias e condutas criminosas.

44 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sinceramente, aprendi desde pequeno que um lado não existirá, se outro ali não estiver.
Acho muito oportuno a Igreja Satanista sair do anonimato, e começar a ter visibilidade no cenário mundial. É fato, que hoje esta "religião" já possui um grande número de adeptos, e que estes estão espalhados por todo o mundo, então nada mais justo que quebrarmos o paradigma de que são do mal, e começarmos a respeitá-los como se deve respeitar a diferença em todos os sentidos. continuar lendo

Se você não sabe existe rituais que envolvem pessoas, você gostaria de ser morto nestes rituais? continuar lendo

Davi, por favor, você acha mesmo que um templo satanista público e notório fará rituais que envolvem homicídios? É um templo pagão como qualquer outro, com festinhas regadas, provavelmente, a álcool e sexo, com alguma discussão filosófica. Nada mais. continuar lendo

Que existem rituais que envolvam o sacrifício eu sei, agora se esta "Igreja" da qual o artigo trata, pratica tais rituais, isso já não sei, nem acredito que o façam.
Mas a minha opinião ainda é a mesma, que eles "saiam do armário" e sejam conhecidos e respeitados por todos. continuar lendo

Colega Alfredo, interessante o seu ponto de vista.

Mal sabem alguns leitores que a igreja católica pegou símbolos não católicos e tornaram eles como coisa do "diabo" - justamente para força-los a se unir e encontrar mais e mais adeptos.

Mal sabem também, que TODOS nós temos algum ancestral pagão! Seja na Europa, Asia, África, Oceania ou América e que a maioria das pessoas no mundo, hoje, são pagãs. Mesmo porque pagão, significa homem do povo, e num sentido contemporâneo, aquele que não é batizado.

Por fim, a Bíblia também relata o sacrifício de humanos: ou que tipo de animais eram Caim e Abel? continuar lendo

Houve um caso,acho que foi a 2 ou 3 anos atrás no RS, que prenderam 2 pessoas que mataram 2 crianças, Por possível suspeita de terem sido morta em rituais satânico
Elas confessaram serem de uma seita satânica continuar lendo

Prefiro JESUS. Faça sua escolha - você é livre! continuar lendo

Eu acredito em Deus e, essa é minha relação entre eu e ele.
E esse tipo de coisa pra mim é indiferente, cada um é livre pra fazer suas escolhas. Da mesma forma que muitos cultuam outros Deuses com monumentos distintos e variados, quem crê nisso pode muito bem também ter seus monumentos e etc.
As pessoas se preocupam muito com o social, a impressão disso ou aquilo e se esquecem de cada um tem um sentimento sobre as coisas. continuar lendo

ESCLARECIMENTO:
Quando público um artigo a ideia é levar conhecimento e debate aos JusBrasileiros; agora, quando público uma notícia, a finalidade é divulgar algo que foi escrito e publicado por outros (apenas reproduzido aqui), acerca do que se passa no mundo.

O meu interesse é saber a opinião das pessoas acerca do assunto em questão. Isso não quer dizer que eu siga essa ou aquela religião, concorde ou discorde.
Quando concordo com algo eu digo claramente.
Abraço e boa leitura para quem foi até o final! continuar lendo

Elane, rsrsrs, você já disse várias vezes que percorreu igrejas católicas, evangélicas, mas não concordou com a filosofia religiosa de nenhuma delas. Quem sabe essa moda do satanismo pega aqui no Brasil......

Abraço continuar lendo