Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

"Benefícios Supremos"? Se é uma piada, esqueça, não achei graça nenhuma!

Benefícios Supremos, esse é o nome de um artigo publicado pela Istoé no dia de hoje (06 junho 2015) + portal Terra

Parece algum tipo de brincadeira, mas é verdade. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidentes de associações de classe de juízes transformaram o anteprojeto da nova Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) em um perigoso gatilho para driblar o teto de remuneração no serviço público. Os benefícios extrassalariais pleiteados no texto de uma minuta em discussão no STF podem triplicar os rendimentos de um juiz de primeira instância, que atualmente ganha R$ 31,5 mil. Na lista de pretensões dos meritíssimos estão mordomias como passaporte diplomático, auxílio educação para filhos de até 24 anos e verba para transporte – quando o magistrado não tiver carro oficial à disposição. Hoje, os membros do Judiciário têm direito a férias de 60 dias, mas ainda assim eles lutam pelo direito de vender metade da licença, além de receber um salário-base a cada período descansado.

Benefcios Supremos Se era para aplaudir ou sorrir no achei graa nenhuma

As propostas que mudam para melhor as vidas dos magistrados têm mais de um autor. O tratamento diferenciado em aeroportos e o financiamento da educação dos filhos pela União é ideia do presidente do STF, Ricardo Lewandowski. O ministro Luiz Fux apresentou emendas que criam mil novas vagas para desembargadores, estabelecem correção anual dos salários com a regra da inflação do período mais crescimento do Produto Interno Bruto e criam uma gratificação por tempo de serviço a ser acumulada de três em três anos. Fux também quer que os juízes possam cumprir plantão no sistema de home office, apenas por telefone. O ministro Gilmar Mendes propõe indenizações de transporte nos deslocamentos a serviço e incremento dos rendimentos com auxílio-alimentação e auxílio-moradia para magistrados lotados em cidades de “difícil acesso.”

As propostas estão sendo discutidas em sessões administrativas do STF. O Judiciário pretende enviar ao Congresso um projeto de lei complementar ainda este ano, a tempo da discussão da Lei Orçamentária. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) critica os exageros de benefícios e, também, trechos da lei que restringem as punições de magistrados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A remuneração do magistrado deve ser estabelecida em parcela única, submetendo-se ao teto constitucional, incluindo as vantagens pessoais”, diz nota divulgada pela entidade.

Triste, até lamentável; o que não quer dizer que eu não respeite e até seja favorável a muitos benefícios que já tem o Judiciário Brasileiro, mas daí a aumentá-los? Já não é o bastante? O povo brasileiro, uma grande maioria vivendo na miséria e alguns sortudos e é claro estudiosos recebendo altas somas e benefícios mensais.

Já não bastava a política, que aprovam tudo que bem entendem para lhes favorecer agora também o Judiciário que deveria agir com justiça social e pelo menos um pouco de parcimônia nesses casos. Sabemos que merecem o que já recebem, pois afinal estudaram longos anos para isso e muitos tiveram que passar por um concurso público (alguns foram nomeados), mas vamos deixar a corrupção e a falta de vergonha e decoro para os políticos pois parece que já é costume e prática no Brasil vê-los se dando bem. Por favor, não extermine a admiração que muitos, como eu, ainda nutrem pelo Judiciário!

Fonte integra: http://www.istoe.com.br/reportagens/421368_PRIVILEGIOS+SUPREMOS?pathImagens&path∾tualArea=...

Comentários: Elane F. De Souza OAB-CE 27.340-B

Foto/Créditos: Istoé

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações337
  • Seguidores212
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações805
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/beneficios-supremos-se-e-uma-piada-esqueca-nao-achei-graca-nenhuma/195507321

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Em nosso País tudo é piada continuar lendo

É para rir...se não quiser chorar - claro! continuar lendo