jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2021

Direitos Humanos para Humanos e (des)humanos e a “banalidade do mal”!

Aos que professam a religião em que Jesus é Profeta e enviado, filho do Deus, cito o Sermão da Montanha onde, segundo Evangelho de Mateus 5:38-42, Ele responderia a um agressor sem o uso da violência.

«Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.» ( Mateus 5:38-42).

A seguir, no Evangélio de Lucas, em outro Sermão, este chamado de Sermão da Planície, a frase foi dita após o mandamento de Amar os Inimigos (Mateus 5:43-48), Jesus disse:

«Digo, porém, a vós que me ouvis: Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos insultam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te tira a capa, não lhe negues a túnica. Dá a todo o que te pede; e ao que tira o que é teu, não lho reclames. Assim como quereis que vos façam os homens, assim fazei vós também a eles.» (Lucas 6: 27-31)

Esses relatos estão na bíblia, livro que é sagrado para a maioria da População Brasileira, Evangélica e Católica, que professa a fé em Deus (Jeová) e Jesus Cristo, seu filho.

No entanto, apesar de haver várias passagens como essas no livro “sagrado”, a população que diz seguir os ensinamentos ali expostos decidiu fechar os olhos para eles e fazer o que melhor lhes dê na gana.

“Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão”? Isso também é bíblico e inquestionavelmente sábio pois, não há nada mais fácil do que amar quem nos ama, no entanto amar quem nos faz ou fez o mal é outra coisa, só os de espírito puro tem essa capacidade. Esses são raros, se o céu ou o paraíso existirem depois da morte só eles o herdarão.

Direitos Humanos para Humanos e deshumanos e a banalidade do mal

Portanto, de que adianta falar e gritar pelo nome e em nome do Senhor se se portam da forma que certamente ele desaprovaria. Apesar de não crer muito na possibilidade da existência de um Deus, venho seguindo a maioria dos mandamentos bíblicos, não pelo fato de estar na bíblia, mas porque para mim é o certo a fazer.

Respeitar o próximo, amá-los, e lutar pela oportunidade de quem quer que seja ter um julgamento justo, com ampla defesa e contraditório, diante de um juízo pré-existente é minha meta diária.

Não dou a outra face, nem oro pelos meus inimigos, tampouco desejo vê-los se livrando soltos pelas barbáries que possam ter cometido, no entanto mortos e torturados é algo que não me vem a cabeça em momento algum. Como sempre digo: “todos merecem julgamento justo, uma nova chance para se arrepender, repensar o mal que fizeram”.

Sempre que escrevo um artigo falando de direitos Humanos vejo um e outro comentário que supostamente faz entender que defendo bandido – ledo engano de quem pensa assim. Não suporto barbárie de nenhum lado, quem sofreu tem ainda mais o meu lamento e dor, no entanto pagar o mal com o mal não é de Deus (para quem acredita), já para quem não acredita, como eu, defenda a utlização dos Direitos Humanos pois ela (a DUDH) foi elaborada justamente para isso, destinada aos “humanos e aqueles que consideramos (Des) humanos” – uma justiça baseada na Lei é para todos, fazê-la com as próprias mãos é coisa para bárbaros, deixe para o Estado o que lhe é de Direito e obrigação!

Direitos Humanos para Humanos e deshumanos e a banalidade do mal

Por várias vezes ouvi que “vingança é um prato que se come frio” e nisso acredito muito! Fazê-la não trará o ente querido de volta nem dará paz ao coração. O estado anterior das coisas não retorna por mais torturado, atiçado e queimado que o autor seja (muitas das vezes nem é o autor do delito foi, apenas confundido com ele), e morre da pior forma sem sequer saber o porquê. A má sorte dessas pessoas é se parecerem, serem confundidas com o criminoso, ou mesmo estar no lugar errado na hora errada!

- Como se sentiria sabendo que torturou e matou um inocente? Isso também não tem volta. Ao fazer isso você se torna igual ou pior que o bandido que pretendia matar, se não for visto dessa maneira pela maioria da populção será visto pelos “olhos” de Deus, daquele em que você acredita!

Não podemos deixar que a tortura e a morte se tornem banais aos nossos olhos. Nem de um lado nem do outro. Ou acaso crê que essa forma cruel de fazer justiça é diferente da forma utilizada pelo criminoso quando comente brutalidades inimagináveis? Linchar uma pessoa é tão cruel quanto.

Direitos Humanos para Humanos e deshumanos e a banalidade do mal

Nunca vi um linchamento ao vivo, nem quero ter a infelicidade de ver, NUNCA, não tenho emocional suficiente para tanto! Todavia, já acessei alguns desses vídeos que existem no You Tube, não por sadismo, apenas com a curiosidade de ver como agem uma multidão furiosa.

Um linchamento que aconteceu há muitos anos no Mato Grosso (creio que em Matupá ou Guarantã), já não me lembro bem em que município foi, nem pretendo acessar o vídeo para relembrar, só sei que uma multidão furiosa rendeu os policiais que faziam o transporte dos assaltantes de banco que também tinham feito reféns uma família da cidade, ameaçando-os ferozmente, só não me recordo se eles mataram ou não, membros dessa família; todavia, após liberação, como forma de vingança, foi reunida uma multidão que perseguiu a polícia até que pudessem alcançar e ter em poder a quadrilha para torturar e atiçar fogo com eles ainda vivos – foi assim que, pela primeira vez no Brasil, tivemos um linchamento gravado em enviado as TVs do Estado e do restante do Brasil, depois disso “virou moda”, até porque todo mundo tem um celular com câmara – filmar essas barbáries dá ibope e surgem debates mais positivos que negativos, e o melhor, populariza o autor das filmagens com muitos likes nas redes sociais. Uma vida a mais que se vai não tem importância, desde que curtam minha página no face! Pessoas assim, são tão sádicas quanto os que participaram, efetivamente, do linchamento!

Geralmente pessoas que participam desse tipo de barbárie alega que vivem num Estado “sem lei” (anomia?), mesmo quando elas existem não funcionam e se funcionam não é da forma como gostariam – A “Justiça” julga, prende mas logo solta. Para acabar de vez com o perigo que os ronda diuturnamente a única maneira é exterminar pois, mais cedo ou mais tarde, a vítima pode ser ela, se hoje foi com o vizinho.

No entanto, ao pensar dessa forma o ser humano esquece que vive num estado com leis, leis essas que devem ser seguidas por todos; ao banalizar a “justiça dos justos” (a institucionalizada, a votada, a ajustada) nos tornamos iguais aos que repudiamos e que cremos não poder viver conosco em sociedade. Como disse Nietzch certa vez: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não se tornar também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você". (Friedririch Nietzch, New York: Dover Publications Inc., 1997).

Fonte: bíblia sagrada

Autoria: Elane F. De Souza OAB-CE 27.340-B

Foto/Créditos: culturabrasil. Org; estrelacadente. Wordpress e alvinhopatriota. Com. Br

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dra. Elane Souza

Parabéns pelo ótimo artigo.

Fiquei muito feliz de ver como a nobre amiga utilizou sabiamente os contextos bíblicos em seu artigo, vi muito de mim em seus pensamentos, me identifiquei com seus relatos e idéias sobre os direitos humanos, mesmo vossa senhoria não tendo religião, penso e reafirmo que se existir um Deus e o reino dos céus a nobre amiga já pertence a ele.

Os verdadeiros "CRISTÃOS" deveriam seguir seu exemplo, afinal foi estes ensinamentos que o povo cristão recebeu desde dos primeiros anos de vida, mas é muito difícil ver quem os siga.

Estou muito feliz por que sei que o que nos une é muito maior do que aquilo que nos separa, apesar das discordâncias sobre religião ambos vivemos de maneira ética, responsável a favor da moral e bons costumes.

Amada irmã na ciência natural, peço licença para compartilhar mais alguns versículos bíblicos para reflexão:

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Mateus 5:4-8

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Mateus 5:10

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Mateus 6:22,23

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 24:45-51
(Obs: Os hipócritas aqui não são os ateus e agnósticos, mas os próprios cristãos maus de coração.)

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:31-40

Dra. Elane toda vez que leio estes versículos penso em suas ações:

Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
Romanos 2:13-15

Namastê
Significa "O Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração."

Saravá
significa "Salve sua força!"

Amém
significa "Que assim seja"

Axé
significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa.

Que Allah, Jeová, Javé, Olódùmarè, GADU estejam contigo, hoje e sempre;
Obs: Todos os nomes acima descritos significam o mesmo Deus. continuar lendo

Boa tarde Dr. Sérgio Oliveira
Que honra receber o teu comentário, muito lindo - cheio de ensinamentos bíblicos e muita consideração para com a minha pessoa - obrigada mesmo pelas lindas palavras e pelo elogio inicial. rsrsr
É sempre bom receber ensinamentos de alguém que sabe muito acerca de um assunto, enquanto eu, sua pupila , sou apenas uma leiga, aprendiz nesses assuntos.
Queria eu ter essa fé que tens....., quiçá um dia eu mude?!!
Não se pode dizer que dessa água não beberei, até porque, pelo que me parece essa "água" dá vida e energia para muita gente.....vejo isso em minha mãe evangélica!
Grande abraço e mais uma vez obrigada por ler e comentar o artigo.
Att. Elane Souza continuar lendo

Bom dia Dra. Elane.

Não precisa mudar, continue assim, minha intensão não é doutriná-la, mas legitimá-la no que já o faz muito bem.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;

Não é o que sou, mas o que faço que me define.
Sérgio Oliveira de Souza (http://pensador.uol.com.br/frase/MTU0MTk1NA/) continuar lendo

O texto esta impecável, mas durante sua leitura lembrei-me de uma frase de George Orwell: "Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros."
A Revolução dos Bichos
Vale a pena ser lido e relido

Poderia, se me permitem a ousadia, lembrar que a culpa não cabe ao Juiz, que solta o meliante, nem as leis que permitem isso ou mesmo aos políticos de hoje. A culpa cabe a todos que, desde o descobrimento, criaram uma justiça com vários pesos e varias medidas. continuar lendo

Olá bom dia Jorge Roberto
Obrigada pelo impecável...rsrsrs
Adorei também o teu comentário, foi boa ideia da indicação de "A revolução dos Bichos".
Abraço e bom final de semana
Att. Elane continuar lendo

Parabéns Elane! Excelente texto.

Uma pessoa perde totalmente a razão quando decide agir igual ou pior do que o criminoso linchado. continuar lendo

Bom dia Joabson Araújo
Obrigada pela leitura do texto e pelo comentário gentil...., além do mais tenho que agradecer por ele pois disse tudo em duas linhas (perder a razão, essa são as palavras chave).
Abraço e bom final de semana! continuar lendo

Prezada Elane, Bom dia!
Segue, na colagem anexa, uma série de frases sobre a Bíblia. São testemunhos de quem admira, respeita e procura seguir os seus ensinamentos:

FRASES NOTÁVEIS A RESPEITO DA BÍBLIA

George Washington: "Impossível é governar bem o mundo sem Deu e sem a Bíblia."

Abraão Lincoln: "Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem, da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante este livro."

George Muller: “O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos... Grande tem sido a bênção recebida do seu estudo seguido, diligente e cotidiano. Considero perdido o dia em que não me detive a meditá-la”.

Dwhit L. Mood: “Orei pedindo fé, e pensei que algum dia ela cairia e me atingiria como um raio. Mas parecia que a fé não vinha. Um dia li no cap. 10 de Romanos que a fé vem pelo ouvir,e o ouvir a Palavra de Deus. Tinha fechado minha Bíblia e orara, pedindo fé. Mas então abri a Bíblia e comecei a estudá-la. Desde então a minha fé vem sempre aumentando”.

W. E. Gladstone: "Dos grandes homens do mundo, meus contemporâneos, tenho conhecido noventa e cinco, e destes, oitenta e sete foram seguidores da Bíblia. A Bíblia assinala-se por uma peculiaridade de Origem Uma distância imensurável separa-a de todos os outros livros."

Napoleão: "A Bíblia não é um simples livro, senão uma Criatura Vivente, dotada de uma força que vence a quantos se lhe opõem."

Rainha Vitória: "Este livro dá a razão da supremacia da Inglaterra.”

Daniel Webster:"Se existe algo nos meus pensamentos ou no meu estilo que se possa elogiar, devo-o aos meus pais que instilaram em mim desde cedo, o amor pelas Escrituras. Se nos ativermos aos princípios ensinados na Bíblia, nosso País continuará prosperando sempre. Mas se nós e nossa posteridade negligenciarmos suas instruções e sua autoridade, ninguém poderá prever a catástrofe súbita que nos poderá sobrevir, para sepulta toda a nossa glória em profunda obscuridade. "

Thomas Carlyle:"A Bíblia é a expressão mais verdadeira que, em letras do alfabeto, saiu da alma do homem, mediante a qual, como através de uma janela divinamente aberta, todos podem fitar a quietude da eternidade e vislumbrar seu lar longínquo, há muito esquecido."

John Ruskin:"Qualquer que seja o mérito de alguma coisa escrita por mim, deve-se tão só ao fato de que, quando eu era menino, minha mãe lia todos os dias para mim um trecho da Bíblia, e cada dia fazia-me decora! uma parte dessa leitura."

Chutes A. Dana:"O grandioso velho Livro ainda permanece; e este mundo velho, quanto mais tiver suas folhas volvidas e examinadas com a atenção, tanto mais apoiará e ilustrará as páginas da Palavra Sagrada."

Ferrar Fenton:"Nas Escrituras hebraico-cristãs temos a única chave que abre para o homem o Mistério do Universo e, para esse mesmo homem, o Mistério do seu próprio eu."

Thomas Huxley:"A Bíblia tem sido a Carta Magna dos pobres e oprimidos. A raça humana não está em condições de dispensá-la."

W. H. Seward:"Toda a esperança de progresso humano depende da influência sempre crescente da Bíblia."

Patrick Henry:"A Bíblia vale a soma de todos os outros livros que já se imprimiram."
U. S. Grant:"A Bíblia é a âncora-mestra de nossas liberdades."

Andrew Jackson:"Este livro, Senhor, é o rochedo no qual se fundamenta a nossa república."

Robert E. Lee:"Em todas as minhas perplexidades e angústias a Bíblia nunca deixou de me fornecer luz e vigor."

Lord Tennyson:"A. leitura da Bíblia já de si é uma educação."

Horace Greeley:"e impossível escravizar mental ou socialmente um povo que lê a Bíblia. Os princípios bíblicos são os fundamentos da liberdade humana."

John Quincy Adams:"Tão grande é a minha veneração pela Bíblia , que, quanto mais cedo meus filhos começam a lê-Ia, tanto mais confiado espero que eles serão cidadãos úteis à pátria e membros. respeitáveis da sociedade. Há muitos' anos que adoto o costume de ler a Bíblia toda, uma vez por ano."

Immanuel Kant:"A existência da Bíblia, como livro para o povo, é o maior benefício que a raça humana já experimentou. Todo esforço por depreciá-la é um crime contra a humanidade."

Sir WiIIiam Herschel:"Todas as descobertas humanas parecem ter sido feitas com o prop6sito único de confirmar cada vez mais fortemente as verdades contidas nas Sagradas Escrituras."

Sir lsaac Newton:"Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer hist6ria profana."

Goethe:"Continue avançando a cultura intelectual; progridam as ciências naturais sempre mais em extensão e profundidade; expanda-se o espírito humano tanto quanto queira; além da elevação e da cultura moral do cristianismo, como ele resplandece nos Evangelhos, é que não irão."

Henry Van Dyke:"Nascida no Oriente e vestida de formas e de imagens orientais, a Bíblia percorre as estradas do mundo inteiro, familiarizada com os caminhos por onde vai; penetra nos países, um após outro para, em toda parte, sentir-se bem, como em seu próprio ambiente. Aprendeu a falar ao coração do homem em centenas de línguas. As crianças ouvem suas histórias com admiração e prazer, e os sábios ponderam-nas como parábolas de vida. Os maus e os soberbos estremecem com os seus avisos, mas aos ouvidos dos que sofrem e dos penitentes sua voz .tem timbre maternal. A Bíblia está entretecida nos nossos sonhos mais queridos, de sorte que o amor, a amizade, a simpatia, o devotamento, a saudade, a esperança, cingem-se com as belas vestimentas de sua linguagem preciosa. Tendo como seu esse tesouro, .ninguém é pobre nem desolado. Quando a paisagem escurece, e o peregrino, trêmulo, chega ao Vale da Sombra, não teme nele entrar; empunha a vara e o cajado da Escritura: diz ao amigo e companheiro – ‘Adeus, até breve’. Munido desse apoio, avança pela passagem solitária como quem anda pelo meio de trevas em demanda da luz.” (Do Companionable Books, de Henry Van Dyke, por gentileza dos seus editores, Charles Scribner's Sons).

Rui Barbosa: Quando a Bíblia é colocada na prateleira inferior da estante de livros ela é o alicerce da minha biblioteca; quando colocada na prateleira do meio ela é o coração da biblioteca; quando colocada na prateleira superior ela é a cabeça da biblioteca”.
“Moço, quando eu pedir-lhe para que vá até à biblioteca e traga-me o livro, saiba que este livro é a Bíblia”.
Boa leitura!
sizenave@hotmail.com continuar lendo

Boa tarde Sizenando, tudo bem?
Obrigada pelo comentário.....acrescentou muita coisa boa ao artigo - são citações importantes de gente que teve "importância" no cenário mundial e que acredita (ou acreditava) muito na bíblia.
Obrigada por compartilhar!
Abraço e bom final de semana
Att. Elane continuar lendo